Ética: uma estrutura básica
No mundo moderno, as pessoas passam a maior parte do tempo em organizações e ambientes institucionais, por isso, devem ser orientadas a um trabalho ético na sua organização, bem como na sua vida. Fundamentado nesta filosofia, a ética se coloca como instrumento de crescimento nos setores onde as pessoas devem ter habilidades para lidar com públicos diferentes e terem atitudes positivas em seu trabalho.
A ética existe para fazer com que as pessoas e as organizações tomem decisões mais justas e corretas. Muitas empresas perdem clientes, porque se esqueceram de cuidar da ética, da eficiência e da qualidade com relação a seus produtos e serviços. Esse trabalho permanente passa pela formação profissional e aperfeiçoamento constante das equipes, por incentivos, investimentos contínuos e manutenção de qualidade de toda a empresa. Passa também pelos detalhes, que tornam-se uma forma de vencer a indiferença e a apatia de um mercado que oferece uma quantidade imensa de opções.
Em meio a essa quantidade diversificada de barreiras, a construção da ética e da moral não são fáceis de atingir, porém, são o caminho mais direto e consciente para o sucesso profissional.
É preciso que cada pessoa incorpore esses princípios éticos como uma atitude prática diante da vida cotidiana, de modo a pautar por eles seu comportamento. Isso traz uma consequência inevitável, que geralmente, o exercício pleno da postura ética entra em colisão com os paradigmas vigentes da sociedade. Até porque esses paradigmas vigentes estão de acordo com os interesses econômicos e de mercado sofrendo frequentes e graves degenerações.
O critério ético mais importante é o da vida humana. Toda vez que esse princípio for ameaçado por uma norma, seja