Ética social
Gabriel Chalita buscou inspiração nos filósofos da Grécia Antiga, principalmente na Ética a Nicômano, tratado que Aristóteles escreveu para o próprio filho, Nicômano. E atualizou o tema, citando exemplos do cotidiano. De maneira didática - pois Gabriel prefere dizer que seu papel é de um educador - ele sugere os mandamentos de acordo com os seguintes valores: o bem, o autocontrole, o discernimento, a ação elevada, a justiça, a razão, o sentimento, a amizade, o amor e a felicidade.
"Os valores ensinados pelos pais e professores às crianças é que levam à formação de adultos mais humanos. Eles precisam dar exemplos de lideranças positivas para que a ética se torne um hábito", reforça Gabriel Chalita, que também é mestre em Ciências Sociais, bacharel em Filosofia e já lançou 34 livros. Sob o comando deste paulistano que se elegeu pela primeira vez, aos 19 anos, para o cargo de vereador em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, estão os cerca de seis milhões de alunos da rede pública daquele Estado, considerada a maior do mundo.
"As pessoas precisam refletir sobre suas ações para melhorar o mundo em que vivemos. E acredito que isso é possível mesmo no Brasil, onde é comum mentir até mesmo em campanhas políticas. Por outro lado, existem profissionais sérios em todas as áreas, na Medicina, na Educação", destaca Chalita, que está