Ética- revolução dos bichos
Ética
Passo Fundo 2012
O livro “A Revolução dos Bichos” de George Orwell, nos conta a história de uma granja que tem uma revolução nada convencional, o dono morre e os animais passam a ser os donos e tem até um administrador. Esse administrador, um porco chamado bola-de-neve, tinha um assistente que tinha a personalidade muito diferente da sua e que numa oportunidade o traiu e passou a ter o poder da granja, o poder tão sonhado por ele.
No começo esse antigo assistente chamado Napoleão, também um porco, se comportou semelhante ao antigo administrador, mas começou aos poucos a fazer mudanças que não coensidiam com os sete mandamentos, mandamentos esses criados para proteger os animais e se organizarem. O porder lhe “subiu a cabeça”, ele passou a usar inclusive pernas e a se relacionar com humanos como se fosse um, e a hostilizar os animais da granja, se achando um ser superior.
Napoleão não tinha limites e começou na Granja uma verdadeira Ditadura. Na sede pelo poder e pela riqueza, Napoleão entra em contato com os homens para negociar, comprar, vender, e assim acumular riquezas em cima do trabalho dos animais, que eram seus empregados, eram mal remunerados e ajudavam o "patrão" a ter regalias, bens materiais, capital. Tudo acabou ficando pior do que na época do dono “humano”, que tinha sonhado com essa revolução, mas de forma diferente do que acabou acontecendo, o que culminou com o desaparecimento, morte e tortura de alguns.
O que esse livro nos faz pensar é o que ser humano, ou no caso da fábula o ser animal, é capaz de fazer para se ter poder, riquezas, status, e as atitudes que ele passa a tomar quando se encontra numa situação superior a outros seres do seu convivio. A ética muitas vezes não faz parte da vida das pessoas qiando o assunto é esse, dinheiro e poder.
O nosso livro texto, Ética na Gestão Empresarial de Francisco Gomes de Matos, traz um capítulo com esse tema, “Quem quiser ganhar