ÉTICA PROFISSIONAL
A sociedade tem convivido com casos extremos de profissionais que atuam em desconformidade com o código de conduta de suas profissões, a exemplo de técnico de enfermagem que injeta alimento na veia de paciente, educador físico que indica anabolizantes a alunos, professor que facilita a aprovação, psicólogo que expõe as angústias do paciente, contador que “maquia” demonstrativos financeiros, administradores que burlam o fisco, ou advogados que são denunciados por negligência em relação aos compromissos assumidos com os clientes. Somam-se a isso outros relatos que apontam para uma atuação nociva às relações sociais, a exemplo de policiais e políticos que recebem propinas. Qual a sua percepção sobre a ética profissional? Aponte em sua argumentação qualidades que o profissional precisa demonstrar e portar para ser reconhecido socialmente. Exemplifique com algum caso que ocorreu em sua vida.
“Geralmente, quem foge da ética é, fatalmente, atropelado pela moral”.
Juahrez Alves
Artigo
Ética e moral: que significam?
Face a crise generalizada de ética e de moral, importa resgatar o sentido originário das palavras. Ética e moral é a mesma coisa? É e não é.
1. O significado de ética
Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos, pois estão ancorados na nossa própria humanidade. Que significa agir humanamente?
O primeiro princípio do agir humano, chamado por isso de regra de ouro é esse: “não faças ao outro o que não queres que te façam a ti”. Ou positivamente: “faça ao outro o que quere que te façam a ti” Esse princípio áureo pode ser traduzido também pela expressão de Jesus, testemunhada em todas as religiões: “ama o próximo como a ti mesmo”. É o princípio do amor universal e incondicional. Quem não quer ser amado? Quem não quer amar? Alguém quer ser odiado ou se tratado com fria indiferença? Ninguém.
Outro princípio da humanidade essencial, é o cuidado. Toda vida precisa