ÉTICA PROFISSIONAL
O trabalho que se apresenta nesta atividade deverá focar três pontos:
a) Relacionar uma situação qualquer que envolva “desrespeito” à ética profissional;
b) Descrever a conduta eticamente correta, segundo o parecer do discente;
c) Elaborar uma dinâmica envolvendo características capazes de identificar a mudança de postura pelos indivíduos envolvidos.
Em 1979, Paulo era funcionário em uma firma de arquitetura e era muito bem conceituado na mesma, tendo granjeado a admiração de seu chefe Tony que o promoveu em bem pouco tempo de trabalho. Paulo levou para trabalhar na mesma firma, seu melhor amigo, Vitor, que também vinha se mostrando eficiente e buscava galgar postos mais avançados. Tudo seguia tranquilo, até o dia em que em uma festa de Natal promovido pela chefia, Paulo conheceu Brida, a esposa de Tôny. Começava ali um romance tórrido entre os dois, sem que em nenhum momento, Tony desconfiasse da situação. Vitor sendo um grande amigo desde a infância e, confidente de Paulo, tinha consciência que este estava brincando com fogo.
Com o passar do tempo Vitor progredia rápido na empresa e também tinha a simpatia de Tony. Enquanto isso, Paulo seguia no seu idílio com Frida. Vitor, por sua vez, sentia-se cada vez mais espremido entre a cruz e a caldeirinha, pois se por um lado tinha uma amizade sólida com Paulo, por outro não desejava de modo algum perder o status alcançado no trabalho, uma vez que, se o romance proibido chegasse ao conhecimento de Tony, ele, Vitor, também seria atingido. Depois de muito pensar nos prós e nos contras, decidiu deixar tudo como estava. Preferiu acreditar que com o tempo tudo se resolveria, de uma forma ou de outra.
O ser humano tem a tendência, ao se deparar com situações que lhe exijam posicionamento definido, a pensar primeiro no que ele lucraria ou deixaria de ganhar. É óbvio que nem todos são assim. Eu, por exemplo, não hesitaria em manter a amizade de anos e anos de Paulo, até porque, jamais o