Ética profissional
Desafio De Aprendizagem
Ética Profissional
Feira De Santana-Ba
2011
[pic]
Antonio Milton Nunes Gomes RA 222330
Hosana Matos RA 221126
Luciane dos Anjos RA 222221
Pedro Almeida Novaes RA 225375
Vanilda Borges de Aquino RA 225439
Trabalho apresentado à professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia da Disciplina Ética Profissional, turma N40, do 4˚ semestre no curso de graduação em Serviço Social, do pólo de Feira de Santana-Ba. Ministrada pela professora tutora-presencial Ailla Almeida.
Feira de Santana 2011
Os fundamentos da Ética e sua aplicação no exercício do Serviço Social
No mundo globalizado atual, observamos uma inversão de valores morais. O homem torna-se alienado dentro do capitalismo por causa das constantes transformações. Nessa perspectiva o ser humano vale o que possui, nessa sociedade capitalista fundada na lógica de mercado. Uma vez que esta é determinada pela ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. A presente discussão sobre a ética profissional estar acontecendo em um momento maior de relevância para os assistentes sociais o da elaboração e discussão coletiva de uma revisão contemporânea no Código de Ética Profissional, em uma nova forma de se pensar Ética Profissional, a partir dos Encontros Nacionais CFESS/CRESS.
Neste contexto conflituoso vemos que a ética é fundamental ao homem, pois ela é resultado de uma ação-reflexão. As condições de sobrevivência do sistema atual se estabelecem a partir de um compromisso ético-profissional do assistente social que deve estar atento às mudanças, às mentalidades, aos novos