Ética profissional
Questões abordadas
• Valor do Profissional, Utilidade e Expressão Ética.
• Especialização Cultural e Utilidade Profissional.
• Função Social da profissão.
• Deveres e Direitos Profissionais: aos clientes; aos colegas de Trabalho, e Perante a Sociedade.
O corretor de imóveis é um profissional que sabe quais veículos de comunicação usar, sabe onde estão os compradores, conhece empreendedores a procura de imóveis para investimento e pode lhe proporcionar ganho de tempo e dinheiro, pois marketing custa caro, além de se encarregar em fazer um levantamento antes de levar um cliente em seu imóvel, pois ali estará exposto seu patrimônio pessoal e entrando qualquer um em seu imóvel pode sair muito mais caro que os honorários do seu corretor.
Este profissional que hoje encontra-se cada vez mais qualificado, deve usar seus conhecimentos para orientar, fornecer com clareza informações precisas e alertar sobre qualquer possível risco, tornando a negociação mais segura.
Este trabalho é muito mais abrangente do que apresentar as partes interessadas, encaixando as necessidades de quem compra e quem vende, do locatário e do locador. Como define o art. 273 do Código Civil, “o corretor é obrigado a executar a mediação com a diligência e prudência que o negócio requer, prestando ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento dos negócios; deve, ainda, sob pena de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance, acerca da segurança ou risco do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos resultados da incumbência. O Código de Ética da categoria também tem um artigo exclusivamente dedicado à relação do corretor com os clientes. Ele estabelece que o profissional deve: inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo; apresentar, ao oferecer um negócio, dados rigorosamente certos,