Ética profissional
Questões:
1) Qual o sentido amplo da ética?
Ética pode ser vista como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. Origina-se do grego “Ethos” que significa hábito. É o estudo geral do que é bom e do que é mau. A Ética busca justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Porém, diferencia-se delas por não estabelecer regras e servir como reflexão sobre a ação humana. Em outras palavras, Ethos é a tradição e a experiência comum de um grupo, baseada numa hierarquia de valores.
A Ética possui alguns princípios, tais como a justiça, a igualdade de direitos, a dignidade humana, a cidadania, a solidariedade, etc.
Dentro do sentido amplo de Ética, temos a denominada Ética da Conduta, ou seja, a ação do ser humano a fim de ser virtuoso perante o outro, podendo ser este a sociedade, a divindade, os parentes, etc., e, no qual, cada um desses “outros” exigem do ser humano uma conduta específica.
Cabe ressaltar que o ser humano não nasce ético. Ele torna-se (ou não) ético durante o seu desenvolvimento dentro da sociedade. É a socialização (ou humanização) que é capaz de construir a ética individual.
Uma pessoa é ética quando é capaz de perceber os conflitos entre a emoção e a razão e posicionar-se da maneira mais adequada. Por exemplo: conflitos a respeito da pena de morte, da eutanásia, da clonagem humana, etc.
2) Abordar a ética concebida como doutrina de conduta.
A ética pode ser concebida como doutrina de conduta por estudar a conduta humana. Se considerarmos o conceito de conduta como resposta variável a um estímulo cerebral (opondo-se ao comportamento, que teria uma resposta constante), temos que a ética estuda a ação que, comandada pelo cérebro, é observável e variável, e representa a conduta humana.
A ética como doutrina de conduta não estuda propriamente o bem. O estudo doutrinário a respeito do motivo que leva a produzir a conduta