Ética Profissional
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA
ÉTICA PROFISSIONAL
São Jorge do Patrocínio
2008
Gilmara V.
ÉTICA PROFISSIONAL
Atividade Supervisionada realizada sob a orientação das professoras Eliana Maria Ieger e
Nilcemara Leal Molina como requisito parcial de avaliação.
São Jorge do Patrocínio
2008
1- Introdução
Todo ser humano é dotado de uma consciência moral, que o faz distinguir entre o certo e o errado, justo ou injusto, bom ou ruim, com isso é capaz de avaliar suas ações; sendo, portanto, capaz de ética. Esta vem a ser os valores, que se tornam os deveres, incorporados por cada cultura e que são expressões e ações. A ética, portanto, é a ciência do dever, da obrigatoriedade, a qual rege a conduta humana.
Isso implica dizer que ética pode ser conceituada como o estudo do juízo de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.
O bem é uma forma de vida que mistura inteligência e prazer.
“O homem que vive pela razão, não vive guiado pelo medo, deseja fazer o que é melhor para todos e através até mesmo das leis do Estado, viver livremente.
Ainda podemos definir a ética como um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou, também, o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).
A simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, pois é preciso uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado