Ética profissional
Definição de ética → Parte da filosofia que define a natureza da vida correta; Teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
Ética Profissional
A ética profissional é sempre uma deontologia que, enfatiza normas e deveres estabelecidos a priori e que devem ser obe¬decidos por todos. Ela pode ser entendida, no âmbito da prática das profissões, como “um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão”. Nesse caso, agiria como uma ação que regularia a ética agindo no cumprimento das profissões, fazendo com que os profissionais respei¬tem uns aos outros quando no exercício destas (Silva, 2004).
A ética profissional, segundo esse mesmo autor, “estudaria e regularia o relacionamento do profissional com aqueles que usufruem do seu trabalho, visando à dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural onde exerce sua profissão”, existindo, dessa forma, em todas as profissões. Dessa forma, quando nos referimos a ela, estamos falando do caráter normativo e até jurídico que regula¬menta qualquer profissão a partir de regulamentos e códigos específi¬cos. Como podemos perceber, existe a ética médica, a do advogado, a do biólogo, a do servidor público, entre outras.
Se muitos exercem uma mesma profissão, é necessária a existência de normas e princípios para orientar sua prática .Uma ordem deve existir para que conflitos sejam eliminados e que o bom nome e o conceito social da profissão sejam preservados.
Foi pelo trabalho, há milênios, que o ser humano descobriu que agia melhor em comunidade do que sozinho ou em seu pequeno grupo familiar; constatou que era um ser social e adotou um estilo de vida comunitário, com fortes reflexos sobre sua vida moral.
Para o profissional ético, não bastam às competências científicas, tecnológicas e artísticas, é necessária também aquela relativa às virtudes do ser, aplicada ao relacionamento com pessoas, classe, Estado,