ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE av1
1 INTRODUÇÃO 3 REFERÊNCIAS 6 Mello JB, Camargo MO. Qualidade na saúde. Práticas e conceitos. Normas ISO nas áreas médico-hospitalar e laboratorial. São Paulo: Best Seller; 1998. 6
1 INTRODUÇÃO
A busca, a exigência pela qualidade e segurança nos serviços de saúde é um fenômeno mundial, em decorrência da crescente conscientização de que, na sociedade contemporânea, a qualidade é considerada um requisito essencial na sobrevivência econômica e, mais importante ainda, em certo ponto de vista, uma responsabilidade ética e social.
Devido essa mudança no comportamento do consumidor, trazendo competitividade ao mercado, as instituições hospitalares têm priorizado atender a seus pacientes da forma mais adequada. Por isso, todo hospital deve preocupar-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência, buscando soluções em órgãos capacitados em avaliar processos internos e apontar direções para um atendimento em excelência, mantendo assim, o hospital ou empresa, seu lugar no mercado e a satisfação e segurança do seu paciente.
A avaliação da qualidade dos serviços é um importante instrumento para direcionar o planejamento, a gerência, a alocação de recursos, a padronização na prestação dos serviços e as políticas na atenção à saúde. O objetivo geral do trabalho apresentado é entender através do texto: Estudo de caso – Gestão da qualidade em Serviços Médico-hospitalares foi estudar a qualidade dos serviços na área de saúde, por meio de uma pesquisa em três unidades hospitalares de São Carlos –SP.
O presente estudo tem como proposta abordar a importância do tema, Gestão de Qualidade e Acreditação Hospitalar. Entende-se que a busca pela qualidade na prestação de serviço por parte das instituições de saúde é um processo contínuo, e reflete a importância da melhoria da qualidade da saúde e sua