ética para o técnico de segurança do trabalho
ETIMOLOGIA: Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
Os valores éticos são baseados no senso comum, a respeito do que é a conduta aceitável, são normas de conduta originada na maneira pela qual eu desejo que os outros me vejam ou me tratem. Portanto, se desejo que a outra pessoa se comporte de certa maneira, estou presa a um sistema de valores. Qualquer coisa que eu valorize e escolha é por que estar relacionado ao meu bem estar. A expressão da minha vida é exatamente a mesma da minha estrutura de valores bem assimilados. O que eu faço é a expressão do que é valioso para mim.
Assim como em muitas profissões, o TST (Técnico em Segurança do Trabalho) está diretamente envolvido com a ética profissional. Muitas vezes ele se vê em situações onde, falar ou não falar sobre algo, é questão de sobrevivência até para a empresa. Em outras oportunidades a ética aparece entre os próprios profissionais. ÉTICA CORPORATIVA
Ser ético para com a empresa não significa concordar com o que ela faz de errado. Até porque, em se tratando de prevenção de acidentes, você também poderá ser penalizado futuramente pela negligência da empresa. Não se esqueça que você está lá para aplicar a legislação. Se você deixar de aplicar as normas porque a empresa está te pressionando, isso não é ética para com a empresa - isso é negligência.
A ética profissional para um TST, é de extremamente importante, pois ele ocupa um cargo de extrema confiança dentro da empresa; pois lida com documentos que podem comprometer a transparencia da empresa, documentos como as PPPs
Aqui aparece a questão em que o profissional se envolve em assuntos relacionados à empresa. Vejamos um exemplo:
O profissional que elabora os PPP's (Perfil