ÉTICA: ORIGEM, DESENVOLVIMENTO, APLICAÇÃO E MUTAÇÕES AO LONGO DA HISTÓRIA
ORIGEM, DESENVOLVIMENTO, APLICAÇÃO E MUTAÇÕES AO LONGO DA HISTÓRIA
APRESENTAÇÃO
O documento em questão visa, sempre de forma clara e objetiva, indicar e destrinchar os principais pontos que se referem ao tema “Ética”, fazendo uma análise ampla e imparcial a respeito das principais características e as mais conhecidas formas de aplicação e distorção da temática, além de finalizar com a exibição dos fatores de risco relacionados ao tema, sinalizando, também, quais as atitudes primordiais que devem ser tomadas para acarretar na solução dos problemas abordados.
1. A ORIGEM E O DESENVOLVIMENTO DA ÉTICA
1. 1 ORIGEM BÁSICA: PROCEDÊNCIA ETMOLÓGICA E GREGA
Advinda do grego “Ethos” e ligada à palavra “casa”, no sentido de lar, habitação, o termo “Ética”, no que diz respeito a sua etimologia, visa intermediar as relações humanas priorizando do coletivo, buscando a felicidade individual e o bem estar comum dos que vivem na mesma “casa”. Por volta do século IV a.C. , os filósofos da Grécia Antiga já pensavam em um conceito para “Ética”, associando a palavra as idéias de moral e cidadania, visto que, diante do desenvolvimento de suas cidades-estado, era necessário mais honestidade, harmonia e felicidade entres seus cidadãos. Ao idealizar uma “cidade ideal”, Sócrates se deu conta de que era necessária uma classe de “protetores” para defender sua “cidade perfeita”, e que estes deveriam receber uma boa educação. Junto a Platão, ele já pensava sobre qual seria a educação mais adequada para homens com uma certa “natureza filosófica” que teriam a função de proteger e governar sua tão sonhada cidade “justa e perfeita”. Junto com o “rascunho” do que, mais tarde, se tornaria a política moderna, nasce, enfim, a Ética.
1. 2 ÉTICA DE CONVICÇÃO E ÉTICA DE RESPONSABILIDADE
Pode-se dizer, também, que nesse mesmo período já começou surgir a primeira “divisão” no que diz respeito às livres interpretações sobre a