Ética não terminado
“Ser ético, enfatizados, não significa ser o Dom Quixote, investindo com a bandeira da moralidade para se afugentar demônios. É preciso ter habilidade política, flexibilidade, senso de oportunidades, sem perda das convicções e do comportamento ético” (Pag 28 ) Assim como diversos autores Matos enfatiza que ética não está em palavras a ética se dá no ato, no exemplo não no discurso. Ter atitude ética e agir de acordo com a verdade comum quando houver duvidas a respeito da atitude que estamos tomando se é ética ou não devemos analisar se a mesma esta promovendo integração, coesão, produtividade e liberdade. O resultado de uma atitude ética sempre será confiança, bons negócios e lucratividade.
“Agir ético ou antiético vai depender sempre de consciência ou de ousadia ante as circunstâncias, dependendo da dignidade do agente. O mau caráter por exemplo tem sua audácia aumentada pela certeza da impunidade.
Indaga uma outra aluna: “Ser ético não significa pagar um preço muito alto?”
Respondi: “ A pergunta relevante deveria ser: ‘o preço compensa?’ Eu diria que sim” (pg 30)
Para sermos éticos devemos primeiramente possuir visão estratégica, segundo Matos dois fatores inibem a consciência ética (sendo assim a atitude ética também);
- O conhecimento totalitário que séria o produto da ideologia do poder , que impõem algo as pessoas “eu sei o que é o melhor para você” impõe a verdade totalitariamente sem que de ao individuo a opção de pensar e verificar suas escolhas. O individuo na visão ética de Matos sempre deve ir de encontro com a liberdade.
“Quebrar as limitações do pensamento não significa contemplar o esforço anárquico, sem mensagem, sem propósito, sem proposta”. O objetivo é o questionamento e a busca de novas proposições: o estímulo à avaliação crítica e à reelaboração do conhecimento. Não aceitação passiva, mas