Ética nos Negócios
1 INTRODUÇÃO 3
2 código de ética do contador 4
3 cOMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5
4 A expansão da empresa e o papel da contabilidade 6
5 conclusão 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa aborda a conduta do profissional contábil, bem como os principais motivos que podem leva-lo a ferir sua moral e ética profissional. O contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais deve obedecer às normas, aos princípios e aos valores que regem a sua profissão. Também foi apresentado o Caso Schincariol, onde houve uma série de fraudes onde o contador da empresa infringiu alguns itens do código de ética do profissional contabilista.
2 código de ética do contador
O Código de Ética Profissional do Contador tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.
Para Lisboa (1997):
Um código de ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera sejam observadas no exercício da profissão. As normas do código de ética visam ao bem estar da sociedade, de forma a assegurar a lisura de procedimentos de seus membros dentro e fora da instituição.
2.1 caso schincariol
No caso Schincariol, o contador infringiu alguns itens citados no código de ética, como por exemplo, o item I do Art.2º que diz que o contador deve exercer a profissão com zelo, honestidade e capacidade técnica. Fraudar notas fiscais violou completamente esse item. Com essa atitude, ele infringiu também o item IX, afinal ele não foi nem um pouco solidário com os movimentos de defesa da dignidade profissional.
No Art.3º diz no item II que o contador é vedado de assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe, e nesse caso, contador da Schincariol não deveria ter