Ética normativa
Ética antropocêntrica, ética contemporânea, ética religiosa, ética cristã filosófica.
2. O que se entende por metaética?
É a ética que analisa a postura dos juízos morais e de seu embasamento, o relativismo se confunde com o subjetivismo ou com o emotivismo. No subjetivismo, os juízos morais consideram atitudes individuais ou de grupo e no emotivismo destaca-se a função da emoção na escolha ética.
3. Conceitue ética normativa.
Ética normativa determina como deve ser o comportamento humano, reúne os valores morais dos grupos sociais. Kant ensina que o ato só é moralmente valioso se atende os preceitos de uma norma. Não apenas obedecer às normas gerais, mas sim observar aquelas pessoais de cada ser humano, ocorrendo a autodeterminação normativa.
4. Qual a influência de autores como Spinoza, Nietzsche, Wittgenstein, Heidegger, Lévinas, Habermas e outros pensadores modernos para a melhor compreensão dos presentes desafios éticos?
Envolve o entedimento e adequações das modificações da conduta humana, trata de problemas ignorados pelas antigas gerações, ou que por elas não foram percebidas, pois os escritores do passado não eram articulados como parte da experiência humana.
5. Compare as éticas na imanência com as éticas da transcendência religiosa.
A ética da imanência é entendida como força divina, uma divindade ou ser divino, que permeia todas as coisas existem e é capaz de influenciá-la direta ou indiretamente. A ética da transcendência pode ser entendida de três formas distintas, porém, relacionando significados, todos eles originam-se da raiz latina “ascender” ou indo além, sendo um significado originário da filosofia antiga, passando pela filosofia medieval e moderna.
6. Qual o papel contemporâneo da ética?
Assim como em tempos passados, o agir ético é sempre uma virtude, um valor que deve ser observado e protegido, pois é a redução dos desatinos, por