Ética no serviço sociais
"Um dia, na turma em que ensino ética comercial, uma jovem levantou a questão sobre propriedade particular. Havia pouco deixara o emprego e copiara o cadastro de clientes da empresa, com a intenção de utilizá-lo no próprio negócio. Fizera algo errado?
A discussão que se seguiu, concentrou-se em saber se a jovem tinha ou não a intenção de competir com o antigo empregador. Uma vez que não tinha, poucos se opuseram à sua conduta. Como disse um fã de basquete: "Se não machucou, não houve falta."
Nem todos estavam convencidos, porém. Alguns insistiam que os dados dos clientes era propriedade particular da empresa, aos quais a colega não tinha direito.
Por que você não pediu primeiro? quis saber alguém.
A aluna sorriu antes de responder, encabulada:
Certamente teriam negado.
Em outras palavras, ela não tinha desculpa para não Ter pedido permissão.
Para aqueles cuja honra não vale mais do que o preço de algumas "pequenas coisas", o custo pode ser, algum dia, o casamento, uma amizade, ou a carreira. Como Benjamin Franklin certa vez advertiu: "Uma pequena negligência pode se transformar em um grande erro."
( 1997, 1998, VINCENT BARRY.)
O código de ética é a maneira democrática de orientar o profissional no exercício da sua profissão, esclarecendo a ele os seus deveres e também os seus direitos dentro da sua atuação profissional.
Tais orientações, são previamente estudadas e relacionadas com o conceito moral, certamente após uma análise crítica e adaptada, em relação à realidade do cotidiano do profissional.
As páginas que seguem, tratarão um pouco sobre os direitos e deveres do assistente social, bem como um esclarecimento do Código de Ética do Serviço Social, reformulado em 1993, ética profissional e princípios fundamentais.
Serviço Social, Ética e Princípios Fundamentais.
O que é ética?
Pode-se conceituar ética como sendo o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do