Ética no futebol
“FAIRPLAY”(jogo limpo): Não só no futebol,mais em qualquer esporte,é preciso jogar limpo.Jogar na regra não basta,pois esta não cobre todos os padrões de boa conduta,e sem ética o mundo vira um inferno,e apesar da vontade de vencer, as disputas tem de ser justas, e a técnica e a garra devem determinar o vencedor de uma disputa, e não fatores externos.
EXEMPLOS DE JOGO LIMPO:
- Quando jogador entrega a bola para o adversário,quando o juiz marca em prol do seu time.
- Quando o jogador assumi que cometeu uma falta, pedindo desculpas para o adversário e ajudando-o a se levantar.
O VERDADEIRO FUTEBOL E SUAS AÇÕES ANTI-ÉTICAS:
- Hoje os atletas estão praticamente confinados num 'big brother' em que não se pode molestar o adversário sem a câmera flagrar.
- A relatos que alguns jogadores falsificam suas carteiras de identidade para tirar proveito de uma idade menor.
- A descoberta constante de uso de anabolizantes.
- E as agressões físicas e verbais entre os jogadores.
- Jogadores que simulam contusões ou são advertidos de maneira proposital para escaparem de longas viagens para o interior.
O FUTEBOL E O MARKRTING:
- O futebol talvez seja o esporte que mais esteja próximo de se tornar uma mercadoria: o jogador é “vendido” ou “comprado”; os preços dos ingressos são abusivos; assim como as camisas oficiais.E principalmente em época de copa do mundo,o futebol fica ainda mais comerciável: álbum de figurinhas da copa; lanchonete oficial da copa; pipoca oficial da copa; refrigerante oficial da copa; cerveja oficial da copa...
EXEMPLO DE ÉTICA E DE ANTI-ÉTICA NO FUTEBOL:
-ANTI-ÉTICO: O jogador Maradona,que foi pego várias vezes usando drogas,e foi punido em uma Copa do Mundo pelo uso de eferina.
-ÉTICO: O jogador Pelé,assim como obteve o titulo do atleta de século,Pelé merece destaque e admiração de nossa parte,por sua conduta ética,pessoal esportiva em todos os