Ética nicômaco aristóteles
UFPR
Resenha do livro Ética A Nicômaco de Aristóteles.
Curitiba
2012
Ana Paula Ferreira de Freitas pallazzini
Resenha do livro Ética A Nicômaco de Aristóteles
Curitiba
2012
Referencias Bibliográficas
Autor: Aristóteles
Título: Ética A Nicômaco
Editora: Marin claret Paginas: 335
Credenciais do autor
Se com Platão a filosofia já havia alcançado extraordinário nível conceitual, pode-se afirmar que Aristóteles – pelo rigor de sua metodologia, pela amplitude dos campos em que atuou e por seu desempenho em considerar todas as manifestações do conhecimento humano como ramos de um mesmo tronco – foi o primeiro pesquisador científico no sentido atual do termo.
Aristóteles nasceu em Estagira, cidade-colônia grega da Macedônia, em 384 a.C. e foi durante vinte anos discípulo de Platão.
A Ética aristotélica continua sendo uma das bases fundamentais do pensamento humano, com ela, Aristóteles opera uma genial e sistemática reelaboração das pesquisas dos filósofos que o precederam, particularmente de Sócrates e Platão, distinguindo-se deles, porém, ao criar uma intuição moral complemente nova.
Resumo da obra
LIVRO I Este livro fala sobre o bem e a felicidade , e definições de bem e de felicidade abaixo estão algumas destas definições : O bem é aquilo a que as coisas tendem, o fim das coisas é quando se chega no objetivo desejado. Nem toda coisa que desejamos visamos outra(se fosse assim, o processo seria infinito). O fim é o bem, ou seja, o sumo bem. Primeiro as pessoas preferem alcançar o que é conveniente a elas, para depois alcançar seu verdadeiro fim. Cada homem julga bem as coisas que conhece, pois assim se tornará um bom juiz neste assunto, Já um homem que recebeu instruções a respeito de todas as coisas e um bom juiz geral. O fim qual se visa não é o conhecimento, mas a ação. O homem bem educado conhece os princípios sobre a ciência política ou pode ser capaz de conhecê-los com facilidade.