Ética nas negociações
Conceito de Ética e Moral
Ética e moral são termos frequentemente utilizados no cotidiano, porém definir o que significam não é tarefa fácil. Basta perguntar se existe alguma distinção entre esses palavras para que as pessoas se vêem em dificuldade ao tentar explicar.
Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. São palavras parecidas porém totalmente diferente daí a confusão.
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. http://www.coladaweb.com/biografias/emile-durkheim A Moral tem caráter obrigatório. A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive.
Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética é teórica e reflexiva, enquanto a moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas.
Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.
A diferença entre a moral e a ética:
A moral tem um caráter; Prático imediato; Restrito; Histórico; Relativo.
A ética: é uma reflexão filosófica sobre a moral; Procura justificar a moral; O seu objeto é o que guia a ação; O objetivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana.
Exemplos:
Ética Pessoal: A ética pessoal funciona como uma direção para um indivíduo, orientando-o a proceder em situações adotada por ele mesmo. Certas situações passam por análises internas que visam a resolução de determinado assunto. Ndo campo