Ética nas negociações
Este trabalho tem por objetivo fazer uma breve explanação do vem a ser e representa a Ética dentro do mundo empresarial, em especial, nas negociações.
O que consideramos ser ético e que compõe a ética, também demonstra em parte o que constitui o caráter das partes envolvidas na negociação. Empresas que buscam lugar de destaque no cenário atual, devem estar atenta aos aspectos essências e imprescindíveis de uma negociação ética.
Ética na Negociação
1. Sobre a Ética
Primeiro devemos procurar entender o que é Ética. Segundo o Minidicionário Caldas Aulete, Ética é o ramo da Filosofia que trata das questões e dos preceitos relacionados aos valores morais e da conduta humana. Um conjunto de princípios e normas para o bom comportamento moral. Etimologicamente, ética vem do grego "ethos" e tem correlação com "morale" que vem do latim e possuem o mesmo significado: conduta ou relativo aos costumes.
Todavia, a ética difere da moral nos seguintes aspectos: enquanto a) ética é princípio (começo, início, origem), a moral,por sua vez, corresponde à aspectos específicos de conduta; b) a ética é permanente, a moral é temporal; c) a ética é universal, a moral é cultural (está de acordo com os costumes de cada lugar, país); d) a ética é regra, a moral é conduta (modo de proceder, de comportar-se) da regra; a e) ética é teoria, a moral é a teoria em prática.
Como seres gregários, sentimos a necessidade de viver em sociedade, e para que a convivência seja pacífica devemos respeitar o direito, a moral e a ética. De forma generalizada, ética é o estudo do que é bom ou mau, buscando justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito.
2. As Negociações
O mundo todo negocia, e o jogo do poder está na negociação e conciliação de interesses. Começamos a negociar quando estamos dispostos a ceder os objetivos negociáveis em troca de conseguir algum retorno.
As negociações ocorrem em todos os níveis e tipos de organização, seja no