Ética na área de saúde
16
B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, nº 1, jan./abr. 2011.
Valores, atitudes e
comportamentos na área da saúde: o cuidado na dimensão ética1
Léa Depresbiteris*
Você não pode me ensinar a pensar por mim mesmo, porém pode criar um ambiente no qual eu possa descobrir como ensinar a mim mesmo a pensar por mim mesmo.
Matthew Lipman2
Resumo
Na discussão sobre competências, compreendidas como a mobilização de saberes diversos, o saber-ser é um dos mais complexos. Ele congrega valores, atitudes, comportamentos e dá o sentido humano aos saberes técnicos, tecnológicos e às práticas profissionais. Na área da saúde, o saber-ser é um eixo essencial para concretizar a deontologia, ou seja, a ética profissional. Mas quais atitudes devem fazer parte desse corpo de saberes na área da saúde?
Como elas devem ser vislumbradas no processo educativo e como avaliá-las? Este artigo visa a contribuir com a reflexão desse tema tão candente na educação profissional.
Palavras-chave: Educação Profissional; Atitude; Valor; Comportamento; Saber-Ser; Metacognição.
Algumas considerações iniciais
Muito sem jeito, Luísa encaminha Valéria para a sala de atendimento, parecendo constrangida em lidar com a usuária.
Cena 1
Cena 2
Luísa chamou em voz alta o próximo usuário a ser atendido.
– Sr. Cláudio!
Seu olhar percorreu a sala, repleta de gente, mas não viu movimento algum. Então, repetiu:
– Sr. Cláudio, Sr. Cláudio!
Quando ia desistir da chamada, a profissional de saúde sentiu uma mão levemente pousada em seu ombro. Virou-se e viu uma mulher jovem, que falou timidamente:
– Cláudio é meu nome na certidão de nascimento. Eu não escutei a senhora chamar, porque estou acostumada a ser chamada de Valéria.
Luísa pareceu surpresa. Tratava-se de uma mulher alta, com cabelos bem-cuidados. Um profissional de saúde atende uma pessoa com uma doença sexualmente transmissível e se mostra extremamente competente ao