Ética na Tecnologia
BACHARELADO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ZENILTON DE SÁ NEVES
ÉTICA NA TECNOLOGIA
PAULO AFONSO - BA
JUNHO – 2014
ZENILTON DE SÁ NEVES
ÉTICA NA TECNOLOGIA
Artigo apresentado à disciplina de Leitura e Produção Textual como requisito avaliativo do 1º Período do Curso de Bacharelado de Sistemas de Informação, sob a orientação da professora Wilma Cléa Ferreira.
PAULO AFONSO - BA
MAIO – 2014
A ética é um conjunto de crenças sobre o que é certo e errado segundo Moore:
“Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.” (Abril Cultural “Princípios Éticos”, São Paulo.)
O grande crescimento da tecnologia nos últimos anos muda a todo instante a nossa forma de ver e interpretar as coisas, e também a maneira de crer no correto e no incorreto. A ética dentro da tecnologia não é muito diferente da ética relacionada a outras áreas, e cada uma delas surgem perguntas a respeito dos limites a serem respeitados e superados.
No passado, surgiram novas armas de destruição em massa, com o objetivo de eliminar um grande número de inimigos em pouco tempo, a partir daí surge a ideia “Não basta possuir um grande exército, e sim uma superioridade tecnológica”. Então surgiu a bomba atômica (Segunda Guerra Mundial 1939-1945) gerando uma série de questionamentos dentre os quais está “O uso desta tecnologia foi correto?” É difícil responder ao certo, existem justificativas contra e a favor.
Hoje estamos na “Era da Informação”, onde a tecnologia faz parte de nosso cotidiano, nos ofertando o que há de novo, em diversos setores, onde se destaca a internet, que torna a comunicação e a informação instantâneas, através de redes sociais como o Facebook, que cresceu 18% do trimestre de 2012 até Outubro de 2013, atingindo 1,2 bilhões de usuários. Como possui benefícios, o Facebook e as