Ética na pós-modernidade
CAMPUS DE CAMPINA GRANDE
CURSO DE TECNOLOGIA EM TELEMÁTICA
CÉLIO RODRIGO DE FARIA ANDRADE
ÉTICA E SOCIEDADE
ÉTICA NA PÓS-MODERNIDADE
CAMPINA GRANDE
2011
Introdução:
Ética pós-moderna não é baseada em princípios universais e imutáveis. Cristãos, judeus e muçulmanos abraço códigos de ética dos absolutos morais baseados no caráter de Deus ou decreto moral; Humanistas Seculares, marxistas e pós-modernistas terra seus sistemas éticos no ateísmo, o naturalismo e evolução. Apesar de que brota da mesma raiz, no entanto, a ética pós-moderna diferem significativamente Secular Humanista e ética marxista.
De acordo com Adam Phillips, “Universal princípios morais devem ser erradicados e reverenciar a singularidade individual e cultural inculcado”1. Zygmunt Bauman continua: “Eu sugiro que a novidade da abordagem pós-moderna com a ética consiste em primeiro lugar em a rejeição das formas tipicamente moderna de ir sobre os seus problemas morais (o que é... a busca filosófica absolutos, universais e fundamentos em teoria)”2.
De uma perspectiva de visão de mundo pós-moderno, a ética é o resultado lógico de um compromisso antes de uma teologia específica. Richard Rorty faz esta conexão em seu trabalho Achieving Our Country, onde ele denigre a existência de Deus e lugar de Deus no esquema moral do universo. Para ilustrar esse ponto de vista, Rorty convida a poesia de Walt Whitman, que expressa sua visão de Deus nas seguintes linhas: “E eu apelo à humanidade, não seja curiosa a respeito de Deus. Para eu que estou curioso sobre cada um não sou curioso a respeito de Deus”3. Idéia Abraçando Whitman, afirma Rorty: “Whitman achava que não havia necessidade de ser curioso a respeito de Deus, porque não existe um padrão, nem mesmo uma divina, contra a qual as decisões de um povo livre pode ser medido. Americanos, [Whitman] esperava, iria gastar a energia que o passado das sociedades humanas passaram em