Ética na Engenharia
“A engenharia é a profissão mais numerosa, e afeta a maior parte de nós em muitas áreas das nossas vidas. A competência da mão de um cirurgião afeta um paciente de cada vez;
[mas] o juízo/parecer de um engenheiro pode influenciar milhares de vidas de uma só vez”
(Martin & Schinzinger, 1996, p. 13).
1 - Objetivo:
Tem este trabalho o objetivo de esclarecer de forma simples a importância da ética profissional com enfoque na profissão de engenharia.
2 - Introdução
Para entendermos a principio a ética aplicada à engenharia, é necessário conhecer os conceitos e compreender o que é Ética e reconhecê-la como ciência importante no processo de estruturação da sociedade através dos tempos. Portanto, abordamos inicialmente este assunto.
Na sequência será descrito a importância desta para o exercício das profissões e a origem dos conselhos profissionais, exemplos de legislações e códigos em outras nações. Finalmente explanaremos o elo entre a ética e a engenharia, norteado inclusive pela legislação brasileira e códigos de ética profissional.
3 - O que é Ética?
Conceitos:
Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade é também o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.
É também uma ciência que tem como objeto de estudo (a moral, moral positiva, o bem), leis e método próprio;
O ramo da ética que trata dos deveres (ex.: códigos de ética) denomina-se: de ontologia.
O ramo da ética que cuida dos direitos denomina-se: diceologia.
Entenda-se que a ética encontra-se em constantes mudanças por estar diretamente associada ao comportamento humano. Como padrão regulador foi também ao longo tempo constantemente violado e adequado e influenciado diretamente pela cultura e religião.
Do Dicionário: éticaé.ti.casf (gr ethiké) 1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia