Ética na engenharia civil
Bacharelado em Engenharia Civil
Sub capa
Sumario
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo dissertar sobre a busca de uma conduta profissional eticamente correta, na qual o engenheiro deve realizar o seu trabalho com consciência e responsabilidade, visando cumprir as suas obrigações, procurando sempre obter capacitação profissional e estar consciente das normas morais, éticas e legais que deverão serem cumpridas para que não haja nenhum prejuízo público que venha refletir na sociedade. Vale salientar que os efeitos causados por alguma imprudência poderão provocar danos ao meio ambiente podendo até impactar no desenvolvimento sustentável.
* Sobreposição do interesse pessoal sobre o coletivo
Todo profissional na área de engenharia, deve exercer a sua função procurando não colocar os seus interesses pessoais como prioridade, e sim ir em busca dos interesses coletivos, que no caso refere-se á todos os indivíduos dentro de uma sociedade. Esse profissional deverá zelar pela melhoria social, pela defesa dos interesses da coletividade e pelo bem público.
O engenheiro civil em alguns casos sobrepõe o seu interesse particular no dia a dia da obra. Muitos se esquecem de cumprir o código de ética de sua profissão e as normas brasileira de segurança em um canteiro de obra, agindo incorretamente, como por exemplo: O mesmo está construindo um empreendimento, e para acelerar o andamento da obra, com data prevista para entrega muito próxima, ele usa da sua autoridade para adiantar serviços que requerem a utilização de equipamentos de segurança não existentes em obra, sendo assim acaba expondo seus operários a um possível acidente de trabalho.
É relevante observar que somente focar em seus interesses pessoais, quando este envolve uma ou mais pessoas pode vir prejudicar á todos. Este deverá sofrer punição pelo órgão responsável pela sua profissão, para que venha tentar corrigir as atitudes “egoístas” e para estabelecer o tipo