Ética na educação
A Ética ea Política de Aristóteles formam o primeiro grande tratado sobre o comportamento das pessoas e da sociedade.
A obra de Aristóteles gira em torno de quatro eixos:
Ética é natural:emerge da estrutura biológica do ser humano tomado em sua individualidade e sociabilidade.
Ética é finalista:todas as escolhas e decisões humanas visam alcançar um fim,produzir um bem e chegar a uma meta.
Ética é racional:a tarefa da ética está em harmonizar os impulsos biológicos,instintivos e sensitivos sob a orientação da razão.
Heteronomia da ética:a ética vem de fora,vem da natureza;o homem não decide ser ético,ele nasce ético porque,sendo um animal inteligente todos os seus atos são de algum modo deliberados,escolhidos e decididos racionalmente.As ações serão éticas quando decididas pela liberdade,mas a natureza nos dá a capacidade de recebê-la.
Contexto metafísico da ética:Para Aristóteles faz parte do elenco das ciências práticas,que para ele são hierarquicamente inferiores às ciências teóricas.
Ciências teóricas:estas se referem ao conhecimento certo do primeiro princípio das coisas,e que não podem mudar.
Ciências práticas:tratam das condutas e das metas que cada homem em sociedade desejam alcançar e que sempre podem mudar.A Ética encontra na política sua plena realização:ela forma o indivíduo para que se torne bom cidadão.O homem se compõem da mesma matéria de todos os outros seres,mas nele a matéria toma forma racional,como no animal toma a forma sensível.A racionalidade é a especificidade dos seres humanos.
Finalizando,a Ética e a política de Aristóteles visam dois pontos centrais:
-Formar cidadão para justiça.
-Gerenciar o bem comum a todos os cidadãos,através de um governo intencionado nesta direção.
-Viver bem implica a prática da ética pessoal(prática das virtudes morais)e da convivência social,segundo a justiça sob a direção de um legislador justo e equitativo.
-Ética e política visam a