Ética na contabilidade
Entendendo ‘Ética como um conjunto de crenças e valores que servem como sustentação do comportamento que se adota ao longo da vida, na busca dos objetivos que ela persegue'. (FIPECAFI, 1997, p. 22), e considerando também que a Ética profissional é o alicerce para o exercício de uma cidadania plena e digna.
Será tratado ao logo deste artigo os dilemas éticos vividos por profissionais de contabilidade no exercício de sua prática profissional.
Tendo a Ética como indispensável para a convivência social, veremos que o profissional contábil deve está atento para se adaptar ao meio e as exigências vividas na prática profissional, cabendo a ele primordialmente zelar por sua profissão e por sua conduta moral, visto que, o profissional deve estar não só preocupado com aquilo que a sociedade lhe impõe, mais sim ele deve se preocupar com o seu dever de aplicar à ética em sua plenitude, adequando-se as exigências do mercado de trabalho.
Dessa forma, o objetivo deste artigo é analisar e demonstrar a necessidade da observação e aplicação do Código de Ética no exercício diário das atividades contábeis.
Também será analisado ao longo deste artigo a comparação entre a vida cotidiana do profissional de contabilidade e a aplicação do código de ética perante o mesmo, será descrito situações onde o profissional se depara com dilemas éticos e também como o correto profissional deverá aplicar em sua plenitude o Código de Ética, finalizando com as Considerações Finais onde se concluirá que a ética é a viga mestra do profissional de contabilidade.
2 ÉTICA E MORAL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL
Na profissão contábil o Código de Ética, tem por objetivo habilitar o contador a adotar uma atitude pessoal, de acordo com os princípios éticos conhecidos e aceitos pela sociedade. (FIPECAFI, 1997, p.61).
Independentemente da área escolhida para atuação, o contabilista deve ter