Ética Kantiana x Ética Profissional
Ética é uma palavra de origem grega “Ethos”, que significa “caráter”, “modo de ser de uma pessoa”, ética é o conjunto de valores e princípios morais que conduz a conduta humana, possibilitando que haja equilíbrio social.
Para Kant, ética trata-se de uma teoria da ação humana que buscar estabelecer o que é certo a priori. De acordo com a Ética Kantiana, o indivíduo ético deve querer, por vontade própria, seguir as regras universais existentes, ou seja, não basta apenas conhece-las, o indivíduo deve acima de tudo querer segui-las. Kant denomina essa ação do indivíduo como ação autônoma, já que por mais que esteja determinada em uma regra, o indivíduo exerce a liberdade da escolha, que trata de uma escolha racional e consciente de cada um.
Ao contrário dos medievais que fundamentavam a questão do Dever em Deus, Kant fundamentou na própria razão.
A Ética Kantiana tem como base a lei moral, em outras palavras, o fundamento do caráter, ou seja ela é interna a cada indivíduo, já que não é imposta por convenções sociais; não é uma lei que traz claramente o que é certo ou errado, mas sim uma lei que escolhemos seguir em função da humanidade, sendo assim, ela é apenas uma questão subjetiva que não traria nenhum conteúdo, a não ser a regra de ouro, “não faça aos outros o que não quiseres que aconteça a ti”. Kant trata como imoral, aquele que age pra fins próprios, sendo desse modo uma agressão aos seus semelhantes. Ser racional de acordo com uma escolha racional e uma ação racional, é para Kant fundamental para ser ético.
A Ética Profissional é o conjunto de normas responsáveis por formas a consciência do profissional. Ter ética profissional é seguir os princípios determinados pela sociedade, ou grupo de trabalho, no cumprimento de suas atividades profissionais. Cada profissão possui as suas regras e normas éticas, podendo ser totalmente distintas umas das outras, dependendo do ramo