Ética Jornalística
Faça um texto de no mínimo trinta linhas que contemple as questões 1 e 2:
1. Relacione as atitudes apresentadas no filme com o texto de Nalini (2006) relacione a afirmação acima com o filme.
2. Explicite argumentos que refutem a atitude apresentada no filme, mas que acolha eticamente a afirmação acima.
Como fundamento teórico para análise, use o texto 8, do material da disciplina: NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.
A Ética como base norteadora do jornalismo
O filme “Mera Coincidência”, retrata a história de um grupo que trabalha para o presidente dos Estados Unidos e tenta criar uma série de eventos, para que a mídia “esqueça” de divulgar notícias relacionadas a um caso de abuso sexual de uma adolescente, criado, supostamente, pela oposição, para que o então presidente perca a reeleição.
A relação que pode ser encontrada entre o filme e o texto de José Renato Nalini é a manipulação que a mídia sofre, por causa dos interesses de um determinado grupo. A falta de precisão, fontes “que não podem ser reveladas” e constantes rumores, nunca confirmados, mas que mesmo assim pautam diária e constantemente todos os tipos mídias, acabam dando voz ao interesse manipulador desse pequeno grupo. As vozes contrárias às dominantes se calam, com medo do isolamento, e mesmo que elas não sejam a minoria (mas aparentam ser pela constante veiculação na mídia sobre apenas um ponto de vista), acabam criando o que chamamos de agenda setting: quando a mídia escolhe sobre o que falar, quando falar e o que falar (não podemos esquecer os interesses particulares presentes por trás de tudo isso).
Vivemos em um tempo que a informação é tida como um produto. Não importa mais a veracidade, a verificação dos fatos ou a utilização de outras pessoas como meio para alcançar certas metas. O que importa é a versão do fato.
Além disso, a publicidade se