Ética; Individuo; Sociedade; Política; Diferença entre moral e Ética
A ética estuda as atitudes morais de uma pessoa ou de um grupo de pessoas identificando o comportamento humano dos indivíduos como correto e incorretos de acordo os valores e crenças de cada época.
Este trabalho utiliza-se de pesquisa bibliográfica em sites da Internet com base nas colocações de autores e pensadores na área do pensamento filosófico.
Dentro do contexto o presente estudo tem o objetivo de relatar o comportamento do homem perante seus limites morais de acordo com os valores criados historicamente pela sociedade.
Ética no individuo
A ética da ao homem os seus valores morais. Cabendo ao mesmo a responsabilidade pelas suas ações. Quanto às organizações para ser vista eticamente deve responder pelas atitudes sociais, e o desenvolvimento individual de seus colaboradores.
A ética faz parte da vida do ser humano, todos os homens têm comportamentos diferenciados e únicos. A ética é um princípio que cada indivíduo traz consigo desde a infância. É um valor adquirido na sua relação familiar, e cotidiano de sua existência. Através dos valores, que são princípios morais, o homem adquire o comportamento ético, que rege suas atitudes na sociedade em que vive. O comportamento ético conduz o homem a fazer o que considerar importante em sua vida.
Ética na sociedade
Desde os primórdios da humanidade o homem precisou viver em grupos ou em sociedade e em cada época foi criando padrões de comportamento como justiça, honestidade, responsabilidade, lealdade e respeito de acordo com os valores estabelecidos na sua cultura. Para Arruda(2001):
“A ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, enquanto livres e ordenados a seu fim último. De modo natural, a inteligência adverte a bondade ou malícia dos atos livres, haja vista o remorso ou satisfação que se experimenta por ações livremente experimenta por ações livremente experimenta por ações livremente por que tal ação é boa ou má. A resposta a tais questões conduz a um