Ética Grega
- PLATÃO: A partir de sua concepção, Platão ressalta o estudo da cidade perfeita, Calípolis (cidade bela), dividindo a cidade em três classes sociais: Os governantes, os soldados e os produtores. Em cada uma das classes prevalece um aspecto da alma: A racional para os governantes, a alma irascível para os guardas e a alma concupiscível para os produtores. Logo, a ética seria aplicada a partir dessa reforma social, que torna a cidade mais harmônica.
-SÓCRATES: Baseou-se na ingenuidade coerente da bondade, defendo o caráter eterno de certos valores como o Bem, Virtude, Justiça, Saber. O valor supremo da vida é atingir a perfeição e tudo deve ser feito em função deste ideal, o qual só pode ser obtido através do saber. Assim ele sintetiza a ideia do “homem moral”, contrariando os sofistas com a ideia de que é possível trazer felicidade para a sociedade e o indivíduo.
-ARISTÓTELES: Inicia-se com o estabelecimento da felicidade, a partir do exercício da Inteligência teórica. Para alcançar a felicidade é preciso a perfeita virtude, estudando a natureza da virtude. Em semelhança a Platão, coloca-se a questão da necessidade de reorganizar a sociedade de modo a proporcionar que