Ética Esportiva
Disc. PPI – Área de atuação Prof./Prof. Ed. Física
Prof. Danys Queiroz
Alunos: Francisco de Assis / José Neres / Dougllas Alyxandre Diego Lima / Jhon Carlos / Rogério Lima
ÉTICA ESPORTIVA
TIMON, 24/02/2014
IESM – Instituto de Ensino Superior Múltiplo
Disc. PPI – Área de atuação Prof./Prof. Ed. Física
Prof. Danys Queiroz
Alunos: Francisco de Assis / José Neres / Dougllas Alyxandre Diego Lima / Jhon Carlos / Rogério Lima
ÉTICA ESPORTIVA
Ética e o Esporte
A conduta ética deve ser parte integrante da vida esportiva, social e profissional de todos aqueles indivíduos envolvidos e compromissados com a saúde, com a educação e com o bem estar da coletividade.
Ética é simplesmente o conjunto de atitudes e sentimentos interrelacionados, partindo do respeito ao ser humano e natureza em sua forma mais ampla, passando pela fidelidade aos objetivos cientificamente traçados para a vida profissional e culminando nos princípios morais para a convivência social dentre outros; os quais contribuem definitivamente para que o homem alcance o equilíbrio entre a natureza e o seu próprio eu.
Se ensinado de forma correta, o esporte pode formar na pessoa, desde criança, conceitos fundamentais de que é preciso ser honesto e de que, nem sempre, você sairá vitorioso na vida. Esse é um atributo presente no esporte desde o princípio, mas que, ultimamente, vem sendo pessimamente trabalhado pelo que deve ser o exemplo para os outros, que é o esporte de alto rendimento, profissional. O esporte tem como grande virtude ser um formador de caráter nas pessoas. O esporte de alto rendimento é o ponto mais alto disso tudo, sendo ele a síntese do que deve ser a vida das pessoas. Um jogo, em que os mais bem preparados vencem, e não os trapaceiros.
Esporte Moderno
O Esporte Moderno foi construído a partir da década de 1820, com as iniciativas de Thomaz Arnold em Rugby (Inglaterra), logo