Ética Empresarial
O presente trabalho refere-se a Ética empresarial e seus valores, princípios, responsabilidade social, cultura organizacional e postura moral.
A ideia é demostrar que a ética é uma alavanca para o sucesso das empresas, e diante de clientes exigentes, as empresas devem pensar antes de oferecer serviços e bens que possam negativar suas imagens, desde então as empresas estão introduzindo a ética em suas práticas.
A pesquisa foi desenvolvida através do curso de ética Empresarial da Fundação Getúlio Vargas Educação á Distancia e pesquisas bibliográficas.
2 Ética Empresarial
Desde o final dos anos 80, grandes corporações pelo mundo passou a se dar conta que a ética é algo sério e faz sentido na vida das empresas e das instituições em geral, no entanto “ser ético significa pensar e agir de acordo com a ideia de bem”, é comum observamos pessoas falando sobre o assunto e, assume comportamento antiético. A primeira imagem que nos vem é a do político ou do empresário corrupto que discursa sobre ética, mas na verdade o que procura é ocultar a sua prática. Criar um código de ética passou a ser pensado como um elemento estratégico indispensável a sobrevivência de uma empresa.
Segundo Camargo (2005, p. 94) a ética se constrói a partir do momento que o indivíduo cultiva dentro de si esses valores, e que não é tarefa da empresa desenvolvê-los nas pessoas, mas lembrá-los e relembrá-los constantemente para que se tornem um hábito, neste sentido o diálogo é de vital importância.
O autor, afirma que a empresa é uma criação do ser humano, além de ser constituída por um grupo de pessoas.
Uma empresa, segundo o autor, precisa criar auto identidade, estabelecendo uma interiorização de valores, crenças e interesses, ou seja, promover a ideia de pertencimento, uma identidade espiritual que se consolida tanto externa quanto internamente.
É preciso que se instale uma “cultura ética” dentro das empresas, começando com uma