Ética Empresarial
Atualmente as empresas para alcançar o sucesso e o bom desenvolvimento necessitam estar ligadas a uma serie de fatores que são de extrema importância e que muitas vezes estão sendo esquecidos ou ignorados pelos profissionais. A ética, a disponibilização para aprimorar o que já existe inovar o que virá, clareza nas atitudes e ações são fundamentais.
A ética é um fator fundamental para que a empresa esteja dentro da lei e que não tenha problemas desagradáveis no futuro. A falta de ética gera grandes prejuízos, por isso, é necessário cumprir com as obrigações fiscais e registrar corretamente as informações; além de que não pode deixar que a gestão de valores seja descartada, porque a falta dela gera prejuízos.
Uma das atitudes mais vistas no mundo afora é a corrupção, esta que é uma negação da ética. E para combater este tipo de ação, é preciso a intervenção da educação e de uma sociedade organizada. Um fator importante que mostre a transparência da empresa é a prestação de conta, que relata os resultados, justificando ganhos e perdas, tornando-se um instrumento de gestão. A falta de ética em algumas situações pode desencadear também uma serie de problemas que muitas vezes pode trazer custos financeiros devido a uma pratica ilegal realizada, como citado acima, o recebimento de propina para facilitação, privilégio, entre outros benefícios dentro de algum processo. O que pode abrir um “buraco negro”. São muitas as fraudes que ocorrem e no Brasil várias empresas foram à falência por irregularidades éticas.
Contudo devemos apontar os custos emocionais que ocorrem quando o funcionário é obrigado a desempenhar papeis que não condizem com seu principio profissional, mas são normas da empresa, isso desestrutura e desmotiva o funcionário.
Conclui se que sem ética não há possibilidade de colher bons frutos, isso se aplica a tudo, vida pessoal e profissional. Todo ser possui uma ética, se ela correta ou não, pois não existe