Ética empresarial
Dentre as razoes que têm impulsionado a ética no ambiente empresarial destacam-se os altos custos de escandalosos nas empresas, acarretando perda de confiança na reputação, multas elevadas, desmotivação dos empregados, entre outros. Dentro deste contexto, podemos citar algumas razoes para o “surgimento” da ética empresarial, como: urgência em recuperar a confiança na empresa; necessidade de tomar decisões à longo prazo; responsabilidade social das empresas; necessidade de uma ética nas organizações que estabeleça o papel do diretor e o meio para recuperar a comunidade frente ao individualismo.
Devido à necessidade de fundamentar a ética empresarial, surge a introdução dos chamados “Códigos de Ética Empresarial”, que oferece as seguintes vantagens:
“Ajudar a difundir os elementos da cultura organizacional, melhora a reputação da empresa, oferece proteção e defesa contra processos judiciais, melhora o desempenho da empresa, melhora o comportamento dos subordinados (honestidade e fidelidade), cria um clima de trabalho integral e de perfeição,criar estratégias para evitar erros em matéria de ética, assimilar as mudanças da organização, estimular comportamentos positivos, ajudar a satisfazer a necessidade do investidor, ajudar a proteger os dirigentes de seus subordinados e vice-versa.” (MERCIER, 2004 p. 98).
Ao analisarmos a ética no contexto empresarial precisamos inicialmente compreender sua dimensão nas empresas e a relação com a moral da empresa e do ser humano:
“A ética dos negócios é o estudo da forma pela qual normas morais, pessoais se aplicam à atividade e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios e exclusivos a pessoa moral que atua como um gerente desse sistema.” (NASH,1993 p. 93, apud BOWDITCH).
Outro problema relacionado à ética nas organizações é o excesso de burocracia, ocasionando insatisfação dos clientes. Dentro