Ética Educacional
Fátima Botto www.fbconsultoria.com.br Conforme é do conhecimento dos doutrinadores e professores da humanidade em todos os tempos, uma escola para ser elevada á categoria de “Centro de Excelência”, necessita impulsionar o desenvolvimento das consciências daqueles que possuem aptidão para doutrinar os humanos na diversidade com que se apresentam.
Neles, deve situar-se o foco de irradiação, reconhecendo-os como seres primordiais, em um centro que seja antes, um lar espiritual de paz e reflexão, para mais que uma fábrica de bonecos, gerarmos discípulos da luz proveniente do ensinamento ,transformando-os em verdadeiros seres que cultivam a devoção e o reconhecimento aos seus mestres.
A grande revolução que devemos fazer neste milênio, é a da forma de distribuição intelectual, empregando para este fim métodos e recursos diferentes da maneira “engessada” do passado. Servir à esta nova construção , é esforçar-se em aprofundar os próprios conhecimentos em relação ao homem , e naturalmente desenvolvendo a compreensão através da comunhão , e quando isso acontece , um coração cheio de amor é revelado : “ Quem discernir o motivo por trás da ação reagirá com bondade e sabedoria , não mais permitindo que o seu pensamento seja toldado pela superstição , medo ou fanatismo , conceitos estes comuns aos ignorantes de todas as raças , todas as crenças .
De um “Centro de Excelência” espera-se a cooperação para converter tudo que restringe o pensamento e a consciência a um único aspecto da verdade, e assim nos afastar da compreensão dos nossos semelhantes em suas razões e condições multifacetadas. O “coração compreensivo” revelado é a mente externa da humanidade realizando a verdadeira fraternidade universal.
Saber-se pertencente à excelência , não é preocupar-se tão somente com os aspectos estruturais , nem com o próprio intelecto , tampouco se aferram a posições ou sucessos mas, sobretudo admitir-se pertencente a um raio de sabedoria , cuja beleza é