Ética do Jornalismo
Porém, segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, tal atitude só deve ser tomada em casos de extrema gravidade e de interesse público ou quando não há outras maneiras de registrar condutas inadequadas. O Código diz especificamente o seguinte: “Art. 11. O jornalista não pode divulgar informações: III - obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, salvo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração;”.
Além disso, os manobristas mostrados na reportagem foram expostos sem nenhuma proteção às suas identidades. E, segundo o código: “Art. 7º O jornalista não pode: IV - expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, traços físicos, indicação de locais de trabalho ou residência, ou quaisquer outros sinais;”.
A matéria que foi passada em uma emissora grande, a maior da América Latina, infringe o Código de Ética dos Jornalistas e deixa grandes dúvidas em relação à legitimidade dos profissionais do Jornalismo que nela trabalham. O que, tomando em consideração as grandes proporções que a Rede Globo mantém e o grande público que atinge, deveria não acontecer e seus profissionais deveriam seguir cegamente a ética.