Ética do Advogado
O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da ÉTICA, DEVERES, RELACIONAMENTO ÉTICO PARA COM OS CLIENTES e a profissão FORENSE. Em se tratando de Advogado, existe um Estatuto, bem como um Código de Ética que norteia a conduta pessoal. Estes diplomas legais orientam e separam o certo do errado, disciplinando os advogados concedendo-lhes direitos e impondo deveres e imputando-lhes sanções quando do descumprimento de tais preceitos.
ÉTICA:
É a Ciência que estuda o comportamento moral dos homens na sociedade tem sua própria metodologia, seu próprio objeto e suas próprias leis. A ética como conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto, buscando estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Ela extrai o fator moral e por isso está acima da moral, é normativa e visa descobrir e esclarecer as normas. É o conjunto de normas que regula o comportamento dos homens de uma determinada classe O papel da ética é recompor os valores básicos da sociedade para que o futuro seja melhor.
Em se tratando de Advogado, existe um Estatuto, bem como um Código de Ética que norteia a conduta pessoal. Estes diplomas legais orientam e separam o certo do errado, disciplinando os advogados concedendo-lhes direitos e impondo deveres e imputando-lhes sanções quando do descumprimento de tais preceitos. O Estatuto da Advocacia reza que:
“o advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestígio da classe e da Advocacia” (Art. 31 Lei 8.906/94). Em relação ao Código de Ética e Disciplina, tem-se a regulação dos deveres do