Ética Cristã e Cidadania
Disciplina: Ética Cristã e Cidadania
Curso: Bacharel em Teologia
Data: 24/02/2014
ÉTICA CRISTÃ - OPÇÕES E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
PARTE 1 - SUBTÍTULOS 1, 2 e3
1- Apresentação: O autor descorre sobre o que é ética e ética cristã, suas diferenças e visões e apresenta dois sistemas éticos: Antinomismo e Situacionismo.
2- Resumo: O autor do livro é Norman L. Geisler
* TODAS AS OPÇÕES: O autor da uma introdução sobre o que é ética e ética cristã e coloca que a diferença entre elas é que a ética cristã é baseada na vontade e na revelação de Deus.
Nos mostra também os seis sistemas éticos que são: antinomismo, situacionismo, generalismo, absolutismo não qualificado, absolutismo conflitante e absolutismo graduado.
* ANTINOMISMO: O antinomismo afirma que não existem leis morais obrigatórias e que tudo é relativo. Nos mostra o antinomismo em diversas épocas da existência humana (mundo antigo, mundo medieval, mundo moderno e mundo contemporâneo) e seus pensamentos nessas épocas e conclui dizendo que o antinomismo é uma forma radical de ética, que é autodestrutivo ao negar todo e qualquer valor moral obrigatório, que é subjetivo, uma vez que não existem regas para o jogo da vida, que é muito individualista e por fim considera o antinomismo irracional porque impõe a crença de que duas visões opostas podem estar certas.
* SITUACIONISMO: O situacionismo afirma que existe apenas uma lei: a lei do amor. O pai do situacionismo é Joseph Fletcher. O autor situa o situacionismo entre os legalistas (que tem leis para tudo) e os antinomistas (que não tem nenhuma lei) e faz comparações entre os três sistemas de ética, estabelece as pressuposições (pragmatismo, relativismo, positivismo e personalismo) e as proposições. Coloca alguns exemplos para explicar o situacionismo e conclui dizendo que o situacionismo acaba sendo algo formal e vazio, pois uma única lei moral acaba se transformando em lei moral nenhuma.
3- Que aprendi? Na verdade tudo