Ética Computacional
Em 1950 Wiener publicou o seu monumental livro sobre ética computacional, The Human Use of Human Beings, ou seja O uso humano de seres humanos, que não só o estabeleceu como fundador da ética computacional mas, muito mais que isso, criou uma fundação especializada em ética computacional que ainda hoje, meio século depois, é uma forte base de investigação e análise em ética computacional.
A Association for Computing Machinery (ACM) é uma norte-americana aprendeu a sociedade internacional para a computação. Foi fundada em 1947 e é [uma] sociedade maior e mais prestigiado do mundo da computação científica e educacional que ainda por cima é a organização responsável pela criação de um código de ética.
Esse código de ética é dividido em imperativos morais gerais, responsabilidades profissionais mais específicas, imperativos de liderança organizacional e obediência ao código.
Imperativos Morais Gerais - Contribuir para o bem-estar humano e da sociedade, evitar danos a terceiros, ser honesto e digno de confiança, ser justo e agir de forma a não discriminar, honrar os direitos de propriedade incluindo direitos autorais e patentes, dar crédito apropriado à propriedade intelectual, respeitar a privacidade de terceiros, honrar a confidencialidade.
Responsabilidades Profissionais mais Específicas - Procurar alcançar a maior qualidade e dignidade tanto nos processos como nos produtos do trabalho profissional, adquirir e manter competência profissional, conhecer e respeitar as leis existentes, relativas ao trabalho profissional, aceitar e fornecer perícia profissional apropriada, dar avaliação abrangente e profunda dos sistemas de computação e seus impactos, honrar acordos e responsabilidades atribuídas, melhorar o entendimento público sobre