Ética, cidadania e trabalho
A ética profissional é um conjunto de normas de conduta que deverão ser praticadas pelo profissional, no exercício de seu cargo; de acordo com sua profissão. Tal ética visa fazer com que cada pessoa, de forma individual, respeite normas no intuito de se ter um ambiente melhor para trabalhar; para evitar abusos e desrespeitos e resguardar de forma geral a integridade de cada profissional. Sendo assim, é de imprescindível importância o mesmo conhecê-la, considerando a obrigação de praticá-la em seu dia-a-dia.
Desenvolvimento
A ética num significado filosófico é o ramo que compreende noções e princípios que são base da moralidade social e da vida de cada indivíduo. Segundo Ribeiro, ética seria respeito à honestidade, fazer coisas positivas, saber que cada um é responsável por sua ação, seja ela boa ou má. Já na concepção de Ghiraldelli Jr, por mais que parecidos, os conceitos de ética e moral devem ser entendido de formas diferentes; a moral tem a ver com a consciência, com os sentimentos de justiça particulares de cada indivíduo; já a ética é o conjunto de regras de conduta que vai além do individual, são normas a serem cumpridas no âmbito geral, coletivo! O conceito de ética, ainda segundo Cortella, é o conjunto de valores e princípios que cada indivíduo usa para decidir três questões da vida: “Quero?”, “Devo?”, “Posso?” Resumindo, cada um deve ter estes conceitos dentro de si e procurar realizar da melhor forma sempre respeitando um ao outro.
O código de ética profissional de marketing é norteado por princípios como no Art 4º: “O profissional de marketing deverá, como toda pessoa, cumprir os deveres essenciais de cidadania, inclusive e especialmente: (a) procurar contribuir para o constante progresso das instituições e do bem estar da população do Brasil, valorizando e defendendo a livre iniciativa como modelo básico mais adequado para orientar a organização econômica nacional; (b) respeitar de forma rigorosa o direito à privacidade dos cidadãos