Ética 7 Responsabilidade Social
Ética e Responsabilidade Social
Turma GE 07
Taubaté – SP
Fevereiro/2014
Parte 1
A estratégia é um conjunto de ações que objetivam preservar, defender, identificar, assegurar, localizar e capturar boas oportunidades. Procurando abraçar o presente e o futuro para utilizar no processo de gestão.
Além disso, a estratégia permeia todas as vertentes, desde o governo até o mundo organizacional. Obras conceituadas como A Arte da Guerra e O Livro de 5 Anéis, demonstram como os autores da antiguidade retratam o universo da estratégia.
É surpreendente a velocidade com que o processo de globalização, marcada pela história com a
queda do muro de Berlim, ocorre em todas os planos mundiais, principalmente na economia. Assim,
torna-se cada vez mais importante que indivíduos, empresas e governo tenham pensamentos e
ações estratégicas. A seguir temos um esquema simples e objetivo do desafio estratégico empresarial dos
tempos atuais.
O sistema estratégico busca determinar objetivos sinalizando direções e estações de descanso mandatórias para redirecionamento eventual de seus criadores preparados para responder qualquer agressão.
Os países emergentes e desenvolvidos utilizam de desigual suas competências estratégicas. A sociedade organizada utiliza com eficiência todo processo de gestão, o que não acontece em uma sociedade não organizada que fica travada com dificuldade em achar um sentido para buscar um desenvolvimento sustentável.
No mundo globalizado a estratégia será ferramenta de extrema valia para enriquecer processo de decisão além de poupar tempo precioso tendo como objetivo de pinçar procedimentos e nortear à atitudes que nos apontem para caminhos certeiros.
A estratégia proporciona ensinamentos em todas as épocas, nunca se desatualizando, servindo como paradigma em situações que exijam efetividade estratégica. Por essa razão, grandes estudiosos como Luiz Fernando da Silva Pinto definem estratégia