ÉTERES PROF MACOCA
1160 palavras
5 páginas
1. INTRODUÇÃOAo longo deste trabalho iremos abordar acerca dos compostos químicos conhecidos como “Éteres”, grupo importante de compostos orgânicos estreitamente relacionados com os álcoois. A fórmula geral é R—O—R', em que O é um átomo de oxigênio, e R e R' representam radicais orgânicos. O composto mais utilizado é o etílico, normalmente denominado éter. Éter, etílico ou etoxietano, composto líquido incolor, com um ponto de ebulição de 34,6 °C, cuja fórmula é (C2H5)2O. Extremamente volátil e inflamável, tem um odor forte e característico e um sabor doce e queimado. Utiliza-se principalmente como solvente, como matéria-prima para fabricar produtos químicos e como anestésico.
2. DESENVOLVIMENTO
ÉTER
Éter é todo composto orgânico onde a cadeia carbônica apresenta – O – entre dois carbonos. O oxigênio deve estar ligado diretamente a dois radicais orgânicos (alquila ou arila).
A fórmula geral do éter é R – O – R, onde o R é o radical e o O é o oxigênio.
Veja alguns exemplos:
2.1. Nomenclatura
A nomenclatura oficial para os Éteres segue uma regra fixa estabelecida pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Eis o funcionamento das normas:
1. Inicie o nome dos éteres pelo prefixo de menor número de carbonos, conforme abaixo:
Prefixos:
1 carbono - MET 6 carbonos - HEX
2 carbonos - ET 7 carbonos - HEPT
3 carbonos - PROP 8 carbonos - OCT
4 carbonos - BUT 9 carbonos - NON
5 carbonos - PENT 10 carbonos - DEC
2.Use o termo intermediário: oxi.
3. Encerre pelo nome do hidrocarboneto com maior número de carbonos.
Exemplos:
H3C ─ CH2 ─ O ─ CH3
Metoxi-etano
A nomenclatura usual é bastante