ésteres
CAMPUS SÃO LUIS-MONTE CASTELO
ENSINO MEDIO
2°ANO
SEGURANÇA DO TRABALHO
Turma: 413
Juliana Licar Rosa
Resumo da NR-31 - Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura
TRABALHO APRESENTADO
AO PROFESSOR: Alcides
DA DISCIPLINA DE:
SEG. NA AGROINDÚSTRIA
SÃO LUIS – MA
2013
Resumo da NR-31 - Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura
A NR-31 começa com seu objetivo, que é implantar preceitos gerais na organização e no ambiente de trabalho no meio rural e em atividades relacionadas de forma a promover a segurança e saúde dos trabalhadores. Em seguida, a norma descreve as responsabilidades dos relacionados com as atividades rurais. A Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT, por exemplo, é a responsável para executar as atividades definidas na política nacional de segurança e saúde no trabalho, bem como as ações de fiscalização. Também há as responsabilidades do empregador e seus direitos.
Logo após, é citada a criação da Comissão Permanente Regional Rural – CPRR, que serve para estudar e propor medidas para o controle e a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho rural, sendo composto por três representantes do governo, três dos trabalhadores e três dos empregadores, com suplentes.
A NR-31 exige que os empregadores forneçam condições de trabalho, higiene e conforto para os trabalhadores através do estudo do ambiente, adotando medidas para controle dos riscos visando à preservação da saúde e da integridade física dos empregados no trabalho rural. Porém, não é isso que vemos com frequência, já que existem empresas que nem são regulares, menor ainda é o número de empresas que seguem a NR-31. A norma também cita os cuidados com os exames médicos obrigatórios e o cuidado com animais peçonhentos.
Em seguida, há o item falando sobre o