ÉMILE JAQUES DALCROZE
Hellen Cristine Ribeiro dos Santos
Émile Jaques Dalcroze
Brasília, 1 de Abril de 2014
Apresentação
Nascido em Viena no ano de 1965, Émile Henri Jaques Dalcroze mudou-se para a Suiça quando completou 10 anos de idade, país de origem de seus familiares. Jaques Dalcroze foi o criador do método ativo onde se baseava na compreensão musical através da interação mente-corpo.
Para Dalcroze, o primeiro objetivo de seus exercícios rítmicos era fazer com que seus alunos se familiarizassem com os elementos da linguagem musical através do movimento corporal, buscava desenvolver nos alunos a espontaneidade e o domínio da performance musical por meio do aguçamento da cinestesia e da percepção musical, tendo a improvisação como um importante recurso didático.
O método é conhecido em português como Rítmica ou Eurritmia e é formado por três pilares, sendo eles:
O movimento rítmico, também chamado Rítmica ou Eurritmia
O Solfejo
Improvisação ao Piano
O movimento rítmico constituía em experimentar, compreender e explorar a maneira como o corpo reage a estímulos musicais e rítmicos e como esses estímulos são interpretados. Dalcroze é considerado um dos precursores da Educação Somática por explorar a harmonia entre corpo e mente na prática rítmica corporal.
Aspectos Biográficos
Émile Jaques Dalcroze formou-se em Piano e Composição no conservatório de Genebra sob orientação de Hugo Sanger. Foi nomeado professor da cadeira de Harmonia Teórica do conservatório de Genebra em 1892, onde foi professor durante os próximos 18 anos seguintes.
Dalcroze notou então que formava músicos que infelizmente não podiam ser chamados de “músicos completos” e dedicou-se então 10 anos de trabalho e pesquisa para a elaboração do processo Rítmico, denominado inicialmente de Ginástica Rítmica pelo fato de ser um processo de educação musical inteiramente fundamentada nos exercícios corporais.
No início do século XX, Dalcroze já