Émile durkheim
BACHARELADO EM DIREITO
SOCIOLOGIA
DIEGO BRITO DE SOUZA
TAYSA DA SILVA CHAGAS
THALLES HENRIQUE GOMES BRANDÃO
JOSÉ FERNANDO PEIXOTO JUNIOR
Émile Durkheim
RECIFE 2013
DIEGO BRITO DE SOUZA
TAYSA DA SILVA CHAGAS
THALLES HENRIQUE GOMES BRANDÃO
JOSÉ FERNANDO PEIXOTO JUNIOR
Escola Sociológica – Émile Duckheim
Trabalho apresentado como exigência para a lª avaliação da disciplina Sociologia sob orientação do Profª. Selma Andrade.
Recife
2013
Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da Sociologia tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.
Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.
O pensamento de Émile Durkheim
Durkheim se formou em Filosofia, porém dedico todas suas obras a Sociologia. Seu principal trabalho é a reflexão e no reconhecimento da existência de uma “Consciência Coletiva”, ele parte do principio que o homem seria um animal selvagem e só se tornou humano por que tornou-se sociável, ou seja, o homem só torna-se humano pois foi capaz de