Émile durkheim
Este trabalho vem abordar o surgimento da sociologia e seu processo de evolução, tratando dos percussores da mesma, dando enfoque a Émile Durkheim e suas correntes de pensamento.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
O surgimento da sociologia acontece em meados do século 19 na Europa, em momentos finais da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A Europa encontrava-se em crise nos diversos setores da vida moral, material e cultural, estava em total instabilidade, pois, sofria mudanças econômicas, políticas e sociais, ocorridas principalmente a partir do século 16. O racionalismo, o empirismo e o iluminismo foram de extrema importância para a modernidade européia.
Cada avanço do capitalismo representava a desintegração de costumes, princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos até então existentes e a introdução de novas formas de organização da vida social, estas, provocaram o enfraquecimento ou desaparecimento dos estamentos tradicionais: aristocracia e campesinato e instituições feudais: Servidão, propriedade comunal, organizações corporativas artesanais e comerciais.
As grandes transformações sociais não costumam acontecer de maneira súbita, levam tempo. Mesmo com os sistemas filosóficos e científicos inovadores é difícil pensar em rupturas radicais, as mudanças nos modos de produção e comercialização geravam conflitos ideológicos e grande quantidade de políticos.
Na segunda metade do século 18, com a primeira revolução industrial e o surgimento do proletariado, aumentaram as pressões por maior participação política, e a urbanização intensificou-se, mudando a paisagem social e aumentando rapidamente o crescimento das fábricas. Com isso milhares de famílias se viram obrigadas a saírem do campo para as cidades em busca de trabalho, estas, foram crescendo aceleradamente e em total desordem, recebiam pequenos produtores locais e mercadores estrangeiros e devido a sua intensa atividade recebiam uma grande