Émile durkheim
CURSO DE FILOSOFIA
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA – 3º SEMETRE
DOCENTE: DOUTORA MARIA JACOBINA DA CRUZ BEZZERA
DISCENTES: DANRLEY MENDES, ELBER BRAVIN
O QUE É FATO SOCIAL? SURGIMENTO DO TERMO
O termo sociologia foi utilizado pela primeira vez por Augusto Comte em uma aula de filosofia positivista. Porém em Comte, Saint-Simon e outros teóricos, a sociologia não possui caráter científico devido sua grande dependência de outras ciências: história, psicologia, biologia, etc. E por ainda ser obscuro seu objeto de estudo.
Émile Durkheim, intelectual francês (1858 – 1917), elabora um corpo metódico de pressupostos teóricos sobre a problemática das relações sociais, apontando o fato social como objeto de estudo da sociologia. Assim tal disciplina passa a ter caráter cientifico e tem seus limites demarcados em relação as outras ciências.
Segundo Delson Ferreira (2001), o método científico de Durkheim pode ser definido por três fundamentos: a independência de qualquer sistema filosófico; a objetividade e a determinação exclusivamente voltada para o estudo da sociologia.
FATO SOCIAL
Como qualquer ciência, a sociologia possui seu objeto de estudo determinado, o fato social. Durkheim o elevou a objeto de estudo, e sua compressão direcionada ao favorecimento da normalidade da vida social. Segundo Durkheim o fato social é:
Toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter. (DURKHEIM, 1972, p. 11)
Assim sendo, o fato social possui três características específicas: exterioridade, generalidade e coercitividade.
Exterioridade – quando o indivíduo nasce a sociedade já está organizada com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.