Émile durkheim
1. Quais eram para Durkheim, os objetivos da sociologia?
A Sociologia deveria se preocupar em explicar a sociedade, encontrar soluções para vida social, comparar as sociedades e proceder a classificação das espécies sociais.
2. Como Durkheim descreve os fatos sociais?
São 3 as características básicas que distinguem os fatos sociais:
Coerção: exercem força sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, são obrigados, independentemente de sua vontade e escolha. O grau de coerção de um fato social pode ser identificado pelas sanções sociais que ele provoca. As sanções podem ser legais e espontâneas.
Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao indivíduo. Mesmo antes de o indivíduo nascer, a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é naturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex: educação.
Generalidade: é social todo fato que é geral, que ocorre em algum setor significativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, em um determinado momento histórico ou ao longo do tempo.
3. Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:
“O sentimento é objeto da ciência, não é crítico de verdade cientifica”.
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?
Não. Os sentimentos e opiniões individuais impedem que se tenha uma analise "real" para corresponder a necessidade que impõe a ciência. Pois para realidade precisa-se ter uma certa compreensão de ambas as partes
4. Quais são os tipos de solidariedade social identificados por Durkheim?
Solidariedade mecânica e Solidariedade orgânica
5. Como você se percebe dentro da relação indivíduo-sociedade?
Me sinto como indivíduo participante da sociedade pois, como tal tenho direitos e deveres a serem